domingo, abril 02, 2006

Pentecostal Reformado?

Pentecostal Reformado? Calma! Não se trata de nenhuma teologia nova, ou termo novo, mas um título de protesto. Talvez termos que não se unem, porém tem um significado, ou melhor, um significado que eu atribuí, um conceito que é meu e de mais ninguém. Não se trata de ser calvinista e crer na atualidade do dom de falar em outras línguas. Não, enfaticamente não. Está havendo uma confusão. Primeiro, acho que devo algumas explicações.

O meu primeiro contato com a Teologia Reformada foi por meio do site Textos da Reforma, que muito me ajudou no conhecimento das doutrinas da graça ou da fé reformada, com o tema "O Seu Portal de Teologia Reformada em Língua Portuguesa" conquistou muitos internautas. Hoje, um site extinto, não sei quais as razões que o fizeram sair do ar. Na época eu era um ignorante se tratando da Teologia da Reforma, hoje continuo ignorante, mas com algum conhecimento a mais. Encontrei o site pesquisando no famoso Google textos relacionados a reforma. Sempre fui apaixonado pela Reforma, por sua história e coragem dos grandes reformadores, Lutero e João Calvino, e no site Textos da Reforma, encontro o que procurava, seus escritos. E assim começava os meus primeiros passos em uma teologia tão vasta e imensa.

Comecei a compulsar a fé reformada, começo a participar de comunidades reformadas nas redes sociais, quando deparo com um problema. A maioria dos reformados não conseguem se relacionar com os pentecostais! Alguns até consideram um absurdo um pentecostal se declarar reformado ou um reformado se declarar pentecostal, e nesta repulsa ou rejeição, estou eu, pentecostal, convicto nos postulados da doutrina pentecostal. Detalhe, reformado se tornou sinônimo de calvinista, Teologia Reformada é nada mais, nada menos, que Calvinismo. E Lutero? À sua teologia denominaram luterana, e aos "seguidores" de suas convicções simplesmente luteranos.

O termo reformado usado nessas linhas não se confunde com os diversos ramos oriundos da Reforma Protestante, não se confunde com o calvinismo, se entrelaça com a Reforma, dela absorvendo o seu significado. Não se trata de ser, ou não ser, é um conceito sem definição, a junção do substantivo e adjetivo ainda não brotou um significado. Ainda não há espaço para conceito, por enquanto o conceito é só meu (Se é que há conceito!).

É apenas um grito, talvez sem eco. Apesar das objeções sou um pentecostal reformado, ou pentecostal luterano, ou pentecostal calvinista. Mas para sermos mais precisos, para que haja coerência, sou simplesmente um cristão apaixonado pelos textos da Reforma, unindo-me ao seu legado. Amo seus escritos, amo o seu brado, amo sua história!